BRASILEIRÃO

Ator Luis Gustavo morre aos 87 anos, no interior de São Paulo

Ator Luis Gustavo morre aos 87 anos, no interior de São Paulo
Morreu neste domingo (19), aos 87 anos de idade, o ator Luis Gustavo Blanco, que dentre inúmeros papeis na TV ficou marcado por interpretar o estilista Victor Valentin na primeira versão da novela “Ti Ti Ti”, e também Vavá, do programa “Sai de Baixo”. Desde 2018, ele lutava conta um câncer no intestino e faleceu…

Morreu neste domingo (19), aos 87 anos de idade, o ator Luis Gustavo Blanco, que dentre inúmeros papeis na TV ficou marcado por interpretar o estilista Victor Valentin na primeira versão da novela “Ti Ti Ti”, e também Vavá, do programa “Sai de Baixo”. Desde 2018, ele lutava conta um câncer no intestino e faleceu em decorrência da doença, em sua casa, na cidade de Itatiba, no interior de São Paulo.

Por optar por realizar uma cerimônia particular, a família do ator optou por não realizar velório, e o corpo do ator será cremado na tarde deste domingo.

Ele era tio dos também atores da TV Globo Tato Gabus Mendes e Cássio Gabus Mendes.

“Luis Gustavo! Informo que meu querido Tatá, faleceu hoje, vítima de câncer!”, escreveu o ator Cássio Gabus Mendes em sua conta no Instagram. “Descanse na luz e na paz!!! Obrigado por tudo, meu amado tio”, completou.

Vida e obra

Filho de espanhóis, Luis Gustavo nasceu na cidade de Gotemburgo, na Suécia, em 2 de fevereiro de 1934. Ainda criança chegou ao Brasil e adotou São Paulo como cidade do coração.

Antes de brilhar na frente das câmeras o ator trabalhou durante cinco anos nos bastidores da Televisão, sendo contrarregra, auxiliar de iluminação e cinegrafista. Posteriormente passou a ser assistente de direção em diversos programas, dentre eles o “Teleteatro”, que foi sua porta de entrada para a carreira de ator, tendo atuado na peça “Mas Não se Matam Cavalos”, escrita por Horace McCoy.

Papéis na TV

Sua estreia em Novelas foi em 1964, na trama “Se o Mar Contasse”, exibida pela extinta TV Tupi. Na mesma emissora também atuou nas novelas “O Sorriso de Helena”, “O Amor Tem Cara de Mulher”, “O Direito de Nascer” e ‘Estrelas no Chão”. Em 1968 fez seu primeiro grande papel interpretando Beto Rockfeller na novela de mesmo nome produzida pela Tupi.

Começou na TV Globo em 1976 quando naquele ano trabalhou na primeira versão de “Anjo Mau” e “Duas Vidas”.

Outro trabalho marcante do ator foi em “Elas por Elas” de (1982), onde interpretou o detetive Mário Fofoca. O personagem, que inicialmente estava previsto para aparecer em poucos capítulos, fez tanto sucesso que ganhou uma série própria e em 2020 retornou no remake de “Ti Ti Ti”.

Na primeira versão dessa novela, exibida em 1985, ele deu vida ao costureiro Ariclenes Almeida/Victor Valentin.

Em 1989 fez o papel de Juca Pirama, em “O Salvador da Pátria”, um radialista dado como morto que repetia diversas vezes o bordão “meninos eu vi”. Sua última novela foi “Êta Mundo Bom!”, de 2016.

Entre 1996 e 2002 deu viva ao divertido Vanderlei Mathias, o Vavá, no programa humorístico “Sai de Baixo”.

Suas últimas aparições na telinha foram em 2018, em “Brasil a Bordo” e “Malhação: Vidas Brasileiras”.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Fonte