BRASILEIRÃO

Clube da Baixada | Novo titular do Santos somou grifes na base

Clube da Baixada | Novo titular do Santos somou grifes na base
Sem Lucas Veríssimo, o jovem zagueiro Alex, de 21 anos, será titular do Santos no duelo de hoje (20), às 19h15, contra o Sport, na Ilha do Retiro, pela quarta rodada do Brasileirão. O defensor acumulou "grifes" durante as categorias de base, passando por Cotia (São Paulo) e Xerém (Fluminense), além do próprio Peixe.Alex começou…

Sem Lucas Veríssimo, o jovem zagueiro Alex, de 21 anos, será titular do Santos no duelo de hoje (20), às 19h15, contra o Sport, na Ilha do Retiro, pela quarta rodada do Brasileirão. O defensor acumulou “grifes” durante as categorias de base, passando por Cotia (São Paulo) e Xerém (Fluminense), além do próprio Peixe.

Alex começou no São Paulo, onde foi campeão paulista sub-15 em 2014. Curiosamente, foi contra o Santos que Alex foi titular. Porém, quando subiu ao sub-17 no ano seguinte, perdeu espaço e acabou trocando o Tricolor paulista pelo das Laranjeiras, em 2017.

O zagueiro chegou ao Fluminense já no sub-20 e disputou Carioca e Brasileiro da categoria. O bom desempenho fez o garoto subir e fazer sua estreia profissional contra o… Santos. Alex entrou no segundo tempo da vitória por 3 a 0 do Peixe sobre o Tricolor dentro da Vila Belmiro.

Depois da estreia profissional, Alex acabou perdendo espaço no clube carioca. O zagueiro despertou interesse do Santos, que o contratou para o time sub-20 no ano passado. Antes de sair do Fluminense, Alex havia chamado atenção da Udinese, da Itália, que chegou a enviar olheiros para observar o atleta.

“Ele tinha entrando justamente em um jogo contra o Santos, e o Santos venceu por 3 a 0. Muita gente culpou o garoto pela derrota, e ele não jogou praticamente mais. Foi feito um contato do empresário do jogador. Eu já conhecia e fiquei interessado. Ofereci a mesma condição que ele ganhava no Fluminense e, se ele fosse bem, haveria a possibilidade de renovação por mais quatro anos. Antes de finalizar o ano, já havia assinado para ficar no clube”, disse Carlos Muniz, supervisor das categorias de base na época da contratação.

Segundo Muniz, que deixou o Peixe no final do ano passado, a negociação para tirá-lo do clube carioca não foi fácil. O Peixe conseguiu o atleta sem custos e ficou com uma fatia maior: 70% dos direitos econômicos pertencem ao Santos, enquanto o Fluminense manteve 30%.

“Foi complicada porque, me parece, que no meio do caminho eles estavam propensos a desistir da negociação. Entrou o trabalho em conjunto entre eu e o Maturana (ex-Gerente de Base) com o empresário do jogador para trazer o garoto, e em especial o trabalho do Dr. Luiz Nardi do jurídico, que trabalhou em conjunto com a gente para a vinda do jogador”, explicou Muniz.

Alex teve destaque na equipe sub-20 e também no Santos B na última temporada. O desempenho o credenciou para fazer parte do elenco profissional após as saídas de Gustavo Henrique e Felipe Aguilar. Sem Veríssimo e Luiz Felipe, o defensor que estreou na última rodada do Brasileirão terá a chance de ser titular hoje.

FICHA TÉCNICA:

SPORT x SANTOS

Campeonato Brasileiro – 4ª rodada

Data: 20/08/2020, quinta-feira

Horário: 19h15 (de Brasília)

Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)

Árbitro: José Mendonça da Silva Júnior (PR)

Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)

VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)

SPORT: Mailson; Patric, Maidana, Adryelson e Sander (Luciano Juba); William Farias, Betinho (Ricardinho) e Jonatan Gomez; Rafael (Bruninho), Marquinhos e Elton. Técnico: Daniel Paulista.

SANTOS: João Paulo; Pará, Luan Peres, Alex e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca e Carlos Sánchez; Marinho, Soteldo e Kaio Jorge. Técnico: Cuca.

Fonte