BRASILEIRÃO

Confira quais são as maiores torcidas do Brasil em 2022

Confira quais são as maiores torcidas do Brasil em 2022
Saiu na última terça-feira um estudo feito pelo Ipec em parceria com o jornal O Globo, a respeito de quais são as maiores torcidas do Brasil. No Top 3 estão Flamengo, Corinthians e São Paulo e dentre as 10 maiores do Brasil, também figuram times da série B do Brasileirão. Conheça todas as 26 maiores…

Saiu na última terça-feira um estudo feito pelo Ipec em parceria com o jornal O Globo, a respeito de quais são as maiores torcidas do Brasil. No Top 3 estão Flamengo, Corinthians e São Paulo e dentre as 10 maiores do Brasil, também figuram times da série B do Brasileirão. Conheça todas as 26 maiores torcidas de times que arrastam multidões pelo Brasil e alguns fatos interessantes sobre os times deste ranking. 

Conheça as 26 maiores torcidas do Brasil

Para fazer este apontamento, a pesquisa foi realizada dos dias 1º a 5 de julho em 128 municípios do Brasil. No levantamento realizado com 2000 pessoas o índice de confiança foi de 95% com 2 pontos de margem de erro para mais ou para menos. Veja quais são as maiores equipes separadas por percentual:

            1) Flamengo: 21,8%

            2) Corinthians: 15,5%

            3) São Paulo: 8,2%

            4) Palmeiras: 7,4%

            5) Vasco: 4,2%

            6) Grêmio: 3,2%

            7) Cruzeiro: 3,1%

            8) Internacional: 2,2%

            9) Santos: 2,2%

            10) Atlético-MG: 2,1%

            11) Bahia: 1,7%

            12) Botafogo: 1,3%

            13) Fortaleza: 1,3%

            14) Sport: 1,2%

            15) Fluminense: 1,1%

            16) Paysandu: 0,9%

            17) Ceará: 0,8%

            18) Vitória: 0,7%

            19) Seleção brasileira: 0,7%

            20) Santa Cruz: 0,6%

21) Athletico-PR: 0,5%

22) América-MG:0,4%

23) Remo: 0,4%

24) Goiás: 0,3%

25) Botafogo-SP: 0,3%

26) Coritiba: 0,3%

Eixo Rio-SP concentra a maior torcida no Brasil e times do Norte também aparecem na lista. 

Alguns fatos interessantes é que dentre os 5 primeiros times do Brasil, Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco, são todos times do eixo Rio-SP, totalizando mais de 57% do total da torcida do país. Já se tratando de divisões, o top 10 brasileiro possui também times do Campeonato Brasileiro que atualmente estão na Série B, mostrando que o futebol da 2ª divisão é muito interessante e com grande público em 2022. 

Representando o norte, o Paysandu, time paraense, é o primeiro a despontar na lista com 0,9% dos votos e logo atrás em 23º vem o Remo com 0,4% dos votos. Já no Nordeste existem algumas equipes nesta lista, a maior delas é a do recentemente rebaixado Bahia com 1,7% dos votos. Logo em seguida seguem Fortaleza, Sport e Ceará. Um fato inusitado é que o Santa Cruz, de Pernambuco, é o único pertencente aos 20 melhores estando na série D. 

Também existem outros clubes que não aparecem faz tempo na série A, que possuem grandes torcidas como o Coritiba, Remo e Botafogo-SP. Agora se tratando das maiores rivalidades do país dentro dos estados, ficou evidente que o Flamengo desponta entre os rivais cariocas, todas equipes juntas, não chegam nem na metade da torcida rubro negra. O Vasco possui 4,2% dos votos, o Botafogo possui apenas 1,3% e o Fluminense 1,1%.

Rivalidades estaduais são postas em paralelo no levantamento

Em São Paulo a briga é um pouco diferente, o topo da lista é o Corinthians com 15,5% lhe garantindo a 2ª posição geral, junto a ele, vem o São Paulo com 8,2% e o Corinthians com 7,4% dos votos. Ainda em SP não podemos esquecer do tradicional Santos que tem 2,2% dos votos. Outro time paulista só aparece em 25º lugar, o Botafogo-SP com 0,3% das opções de voto. Acompanhando o ranking, existem equipes do sul que quebram esta hegemonia de torcidas do eixo entre Rio-SP. 

Grêmio e Internacional, aparecem entre as 8 maiores do Brasil, toda rivalidade entre os 2 clubes gaúchos que praticamente dividem o estado os colocam na posição 6º, no caso o Grêmio com 3,2% e em 8º o Internacional com 2,2% das opções de votos. O time que separa eles e podemos destacar a rivalidade estadual é o Cruzeiro atual líder da Série B, que possui a 7ª maior torcida do Brasil, segundo estudo do Ipec

Mesmo o Atlético-MG sendo o mais badalado do momento e atual campeão da Série A, ele fica apenas em 10º lugar com 2,1% dos votos em relação ao time recém adquirido pelo ex-jogador Ronaldo. O estado de Minas Gerais ainda marca presença na lista o América-MG que está em 22º lugar com 0,4% dos votos, rival do Galo. 

  • Receba as notícias do Planeta Folha no seu WhatsApp, clique aqui.

Fonte

Redação SP

Adicionar Comentário

Clique aqui para enviar um comentário