BRASILEIRÃO

Em livro, ex-colega de cela de Dilma Rousseff relembra tortura no regime militar

Em livro, ex-colega de cela de Dilma Rousseff relembra tortura no regime militar
Ana Maria Ramos Estevão, professora universitária e ex-colega de cela de Dilma Rousseff no presídio Tiradentes, em São Paulo — onde ficou presa por sete meses, entre 1970 e 1971, enquanto a ex-presidente passou quase três anos detida — lançou pela editora 106 o livro “Torre das Guerreiras e Outras Memórias“, sobre as perseguições e…

Ana Maria Ramos Estevão, professora universitária e ex-colega de cela de Dilma Rousseff no presídio Tiradentes, em São Paulo — onde ficou presa por sete meses, entre 1970 e 1971, enquanto a ex-presidente passou quase três anos detida — lançou pela editora 106 o livro “Torre das Guerreiras e Outras Memórias“, sobre as perseguições e torturas sofridas durante o regime militar.

Segundo a Folha de S.Paulo, de onde são as informações, naquela época, Ana Maria atuava no movimento estudantil, no apoio logístico a integrantes da ALN (Ação Libertadora Nacional), um dos principais grupos da luta armada no período.

Em uma parte da obra, a autora descreve as torturas sofridas logo após a prisão, como choques elétricos. “Deus não existe na tortura, ficamos sós, completamente. Solidão pior que a da morte.”

Dilma é citada em alguns momentos do livro. A ex-presidente é descrita como estudiosa e bem humorada. “Seu tom de voz era invariavelmente professoral e de comando, mesmo quando a gente não estava discutindo política.”

Dilma ainda aparece no prefácio da obra, onde diz que a ex-colega conseguiu encontrar pequenas alegrias e motivos para acreditar na humanidade “quando a rotina era a banalidade do mal”.



Saiba mais

+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo

+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado

+ Como eram os penicos na Roma Antiga? Arqueólogos mostram

+ Ômicron: Sintoma inesperado da infecção em crianças preocupa equipes médicas

+ Vendedores do Mercadão de SP ameaçam clientes com golpe da fruta

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais

+ ‘Ictiossauro-monstro’ é descoberto na Colômbia

+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021

+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011

+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua










Fonte