BRASILEIRÃO

Futebol nacional | CBF rebate Doria e reforça Brasileirão em agosto, mesmo que fora de SP

Futebol nacional | CBF rebate Doria e reforça Brasileirão em agosto, mesmo que fora de SP
Classificação e JogosBrasileirão Horas após o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmar que seu governo não foi consultado sobre o início programado do Campeonato Brasileiro em 9 de agosto, a CBF respondeu em nota oficial nesta segunda-feira. A entidade assegurou que os clubes paulistas da elite concordam inclusive em mudar o local de…
Classificação e Jogos

Horas após o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmar que seu governo não foi consultado sobre o início programado do Campeonato Brasileiro em 9 de agosto, a CBF respondeu em nota oficial nesta segunda-feira. A entidade assegurou que os clubes paulistas da elite concordam inclusive em mudar o local de suas partidas, se necessário.

Em seu comunicado, a CBF manifesta que “para preservar estas datas [8 e 9 de agosto], os clubes concordaram em jogar fora de seus domínios, transferindo o seu mando de campo para outra cidade ou estado caso o seu local de jogo não esteja liberado nas datas de início das competições”. Segundo a entidade, tal decisão contou com o apoio de 19 dos 20 clubes do Brasileirão, “incluindo todos os de São Paulo” — no caso Red Bull Bragantino, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo.

Mais cedo, em entrevista coletiva, Doria afirmou que a retomada de eventos esportivos requer uma situação menos desfavorável em meio à pandemia do novo coronavírus. São Paulo é o estado brasileiro mais afetado pela covid-19, somando 323.070 casos oficiais e 16.134 óbitos causados em decorrência da doença, em números atualizados do dia.

“Não houve consulta prévia ao governo do estado de São Paulo, mas temos um bom entendimento com a Federação Paulista (de Futebol). Para realizar esse entendimento, dependemos da manifestação do comitê de saúde do Centro de Contingência do Covid-19, que tem um relator específico para o tema do futebol”, afirmou o governador paulista mais cedo.

Confira a nota oficial da CBF:

A respeito da declaração do Governador de São Paulo, João Doria, em coletiva nesta segunda-feira, 6, sobre o Campeonato Brasileiro, a CBF afirma que:

1 – Os clubes de São Paulo aprovaram, em reunião no dia 25 de junho, com a presença dos 40 clubes das Séries A e B, as datas de 9 de agosto para o início da Série A do Campeonato Brasileiro e 8 de agosto para início da Série B.

2 – Para preservar estas datas, os clubes concordaram em jogar fora de seus domínios, transferindo o seu mando de campo para outra cidade ou estado caso o seu local de jogo não esteja liberado nas datas de início das competições. Essa decisão foi tomada em votação que contou com o apoio de 19 clubes da Série A, incluindo todos os de São Paulo.

3 – Os clubes de São Paulo disputantes do Campeonato Brasileiro da Série A reafirmaram sua posição em contato com a CBF, nesta segunda-feira, 6. A CBF e a Federação Paulista de Futebol (FPF) estão em permanente sintonia em relação aos temas de interesse do futebol brasileiro.

Fonte