BRASILEIRÃO

Governo de SP retira obrigatoriedade do uso de máscara em igrejas

Governo de SP retira obrigatoriedade do uso de máscara em igrejas
Fiéis participam de culto com máscara em meio a pandemia do coronavírus O governador de São Paulo João Doria (PSDB) assinou o decreto que encerra a obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados, após 679 dias desde o início da medida. A regra está valendo desde ontem, quinta-feira (17). O uso de máscaras seguirá…
Fiéis participam de culto com máscara em meio a pandemia do coronavírus

O governador de São Paulo João Doria (PSDB) assinou o decreto que encerra a obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados, após 679 dias desde o início da medida. A regra está valendo desde ontem, quinta-feira (17).

O uso de máscaras seguirá obrigatório apenas em locais destinados à prestação de serviços de saúde e no transporte público. A máscara torna-se opcional para os outros ambientes como escolas, comércio e igrejas.

Em nota divulgada à imprensa, o governador afirmou que tomou a decisão após orientação do comitê científico.

“Recebi hoje à tarde uma nota técnica do Comitê Científico que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no Estado. Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público”, disse Doria.

A nota técnica do comitê afirma que, 14 dias após o carnaval, “constatou-se manutenção do padrão de melhora progressiva dos indicadores epidemiológicos, conforme observado durante as semanas que antecederam aludido feriado, indicando que a transmissão do Sars-Cov-2 no Estado de São Paulo segue em redução progressiva.”

O uso obrigatório de máscara de proteção contra o coronavírus começou no transporte público na Grande São Paulo, no dia 4 de maio de 2020.

Três dias depois, no dia 7 de maio, passou a ser obrigatório em todo o estado nas ruas, locais públicos, estabelecimentos, repartições públicas estaduais e no transporte por aplicativo.

A obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos já havia sido retirada no dia 9 de março no estado paulistano. De acordo com dados do g1, pelo menos 16 capitais no Brasil aboliram a exigência ou já marcaram uma data para retirar a obrigatoriedade do uso do item de proteção em espaços abertos.

Entre as 16 cidades, seis também acabaram com o uso obrigatório em espaços fechados: Rio de Janeiro, Maceió, Natal, Brasília e São Paulo.

Folha Gospel com informações de G1

Fonte