BRASILEIRÃO

Ibovespa cai com exterior negativo por crise na Ucrânia, apesar de dados macro positivos

Ibovespa cai com exterior negativo por crise na Ucrânia, apesar de dados macro positivos
Por Andre Romani SÃO PAULO (Reuters) – O principal índice da bolsa brasileira caiu nesta sexta-feira, mas fechou longe das mínimas, em sessão de aversão ao risco após ofensiva da Rússia contra a maior usina nuclear da Europa, na Ucrânia, elevar temores sobre a guerra e ofuscar dados macroeconômicos positivos. O setor financeiro foi a…

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) – O principal índice da bolsa brasileira caiu nesta sexta-feira, mas fechou longe das mínimas, em sessão de aversão ao risco após ofensiva da Rússia contra a maior usina nuclear da Europa, na Ucrânia, elevar temores sobre a guerra e ofuscar dados macroeconômicos positivos.

O setor financeiro foi a principal influência negativa para o índice, enquanto mineradoras, siderúrgicas e outras exportadoras, como Suzano e Klabin, tiveram desempenho positivo.

O Ibovespa caiu 0,60%, a 114.473,78 pontos. Ainda assim, subiu 1,18% na semana, que teve menos dias de negociação por causa do Carnaval. O volume financeiro da sessão foi de 28,1 bilhões de reais.

Alan Gandelman, presidente-executivo da Planner Corretora, disse que a bolsa brasileira seguiu o humor negativo do mercado internacional, mas que a entrada de investimento estrangeiro no país segue limitando as perdas em comparação a outras praças. Segundo ele, o Brasil é “concorrente” da Rússia, alvo de sanções, na atração de capital internacional, o que pode estar ajudando a elevar a entrada de recursos.

As incertezas com a guerra seguem despertando alta volatilidade e cautela nos mercados. Em Wall Street, os índices caíram, mesmo após a criação de vagas de trabalho no setor privado não-agrícola dos EUA em fevereiro superar a estimativa do mercado. A taxa de desemprego também veio melhor que o esperado.

O S&P 500 recuou 0,8%, o Nasdaq Composite perdeu 1,7% e o Dow Jones desvalorizou-se 0,5%.

No caso do Ibovespa, a queda ocorreu apesar da alta de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre de 2021 sobre o terceiro trimestre, ante expectativa de expansão de 0,1% de analistas em pesquisa da Reuters.

DESTAQUES

– ITAÚ UNIBANCO PN caiu 1,5%, BRADESCO PN teve queda de 2,9%, BANCO DO BRASIL ON perdeu 2,5% e SANTANDER BRASIL UNIT desvalorizou-se 1,9%.

– PETROBRAS PN fechou estável e ON perdeu 0,7%, mesmo com nova disparada dos preços do petróleo. O contrato tipo Brent saltou 7% na sessão, a 118,1 dólares o barril, com temores de disrupção nas exportações pela Rússia, após sanções do Ocidente ao país. PETRORIO ON recuou 0,9%, enquanto 3R PETROLEUM ON encerrou no zero.

– VALE ON subiu 2,3%, quinta sessão seguida de alta, na esteira de novo avanço dos contratos do minério de ferro na China, onde eles acumularam maior ganho semanal em mais de dois anos, com acréscimo de quase 20%. GERDAU PN teve valorização de 3,9% e BRADESPAR PN, que tem participação em Vale, cresceu 5%. nL2N2V70UG]

– AZUL PN caiu 7,8% e GOL PN cedeu 7,6%, diante de nova disparada nos preços do petróleo, o que afeta o custo das empresas aéreas com combustível, e alta do dólar. No setor de turismo, CVC ON perdeu 6,7%.

– SUZANO ON ganhou 6,7%, enquanto KLABIN UNIT avançou 4,8%, beneficiadas pela alta do dólar frente ao real, já que as empresas são exportadoras e possuem receita atrelada à moeda norte-americana.

– JHSF ON recuou 5,8% e CYRELA ON cedeu 3,3%, em meio ao avanço dos juros futuros — setor imobiliário é sensível às expectativas de mudança nas taxas de juros. Empresas ligadas à tecnologia também tiveram pregão negativo: INTER UNIT perdeu 6,1% e LOCAWEB ON teve baixa de 5,4%.

– IRB BRASIL ON caiu 4,9%, após duas sessões de alta e à medida que analistas do Credit Suisse cortaram o preço-alvo para a ação de 5 reais para 3,35 reais. O banco tem recomendação “underperform” para o papel.

– BRF ON caiu 3,7%. China suspendeu suas compras de aves de uma unidade da empresa localizada em Lucas do Rio Verde (MT), mas a companhia espera que a medida não traga efeitos negativos para suas margens.



Saiba mais

+ Vídeo: Idosa morre após ter braço arrancado durante assalto nos EUA

+ Vídeo: Jovem aponta arma para cabeça de aluna durante briga em porta de escola

+ Dona do ‘maior bumbum do Brasil’ é assediada na rua


+ Vídeo: Queda de avião na China é capturada por câmera de segurança

+ DF: Esposa de personal que agrediu morador de rua afirma: ‘Vi a imagem de Deus’

+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado

+ O que ocorre no cérebro quando morremos? Cientistas já têm uma resposta

+ ‘Pedra da morte’ do Japão se parte depois de quase mil anos

+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP

+ Ômicron: Sintoma inesperado da infecção em crianças preocupa equipes médicas

+ Vendedores do Mercadão de SP ameaçam clientes com golpe da fruta

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais

+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011

+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
















Fonte