TORCIDA

Malcom, Kean, Sterling, Koulibaly… Os casos de racismo na Europa

Malcom, Kean, Sterling, Koulibaly… Os casos de racismo na Europa
Os tristes episódios de racismo no futebol parece estar longe do fim. No último fim de semana, Malcom, recém-contratado pelo Zenit, foi mais um alvo da prática preconceituosa. No sábado, o clube do brasileiro entrou em campo pelo Campeonato Russo para enfrentar o Krasnodar e alguns torcedores da equipe escreveram cartazes criticando a diretoria do…


Os tristes episódios de racismo no futebol parece estar longe do fim. No último fim de semana, Malcom, recém-contratado pelo Zenit, foi mais um alvo da prática preconceituosa. No sábado, o clube do brasileiro entrou em campo pelo Campeonato Russo para enfrentar o Krasnodar e alguns torcedores da equipe escreveram cartazes criticando a diretoria do Zenit por contratar um atleta negro, alegando que isso não faz parte da tradição do clube.

DANIEL ALVES

Jogadores que foram algo de preconceito racial (Fotos: Reprodução; Reprodução; AFP e AFP)

Foto: Lance!

Daniel Alves “come” racismo em 2014 num jogo pelo Barça (Foto: AFP)

Atual reforço do São Paulo, o lateral Daniel Alves foi vítima de racismo em 2014, quando ainda defendia o Barcelona. Em uma partida contra o Villarreal, fora de casa, torcedores do time adversário arremessaram uma banana em direção ao jogador. O brasileiro, em reação à prática, comeu a fruta, fazendo alusão de que estaria “comendo o racismo”.

HULK

Hulk foi vítima de racismo quando atuava pelo Porto (Foto: Arquivo L!)

Hoje no Shanghai SIPG, da China, o brasileiro Hulk também sofreu com o preconceito racial na época em que atuava na Europa. Em 2012, quando defendia o Porto, o atacante ouviu sons de macaco no momento em que pegava na bola. As práticas ocorreram em uma partida contra o Benfica, no Estádio da Luz.

RAHEEM STERLING

Sterling sofre com casos de racismo há algum tempo na Europa (AFP)

Um dos principais jogadores do City na última temporada, o atacante Raheem Sterling é um dos atletas que sofrem racismo de forma recorrente na Europa. Em 2017, foi agredido por um torcedor, que proferiu palavras racistas contra o inglês. Na última temporada, o atleta sofreu diversas vezes da mesma prática e era insultado quando tocava na bola.

MOISE KEAN

Kean foi vítima de racismo na Itália (Foto: ISABELLA BONOTTO/AFP)

Uma das vítimas de racismo mais recente foi o italiano Moise Kean. Na última temporada, o atacante recentemente contratado pelo Everton sofreu com a prática quando atuava pela Juventus. Em um duelo contra o Cagliari, o jovem marcou um gol e comemorou em frente à torcida adversária, que em resposta, começou a imitar sons de macaco.

KALIDOU KOULIBALY

Koulibaly sofreu com atos racistas na última temporada (Foto: AFP)

Na última temporada, o zagueiro Kalidou Koulibaly sofreu injúrias raciais por parte da torcida da Internazionale em um duelo contra o Napoli. Na partida do Campeonato Italiano, a cada momento em que o defensor tocava na bola, ouvia-se cânticos racistas das arquibancadas.

KEVIN-PRINCE BOATENG

Boateng foi vítima de racismo em 2013 (Foto: Reprodução)

Em 2013, Kevin-Prince Boateng foi alvo de racismo em um amistoso entre Milan e Pro Patria, da Itália. O jogador abandonou a partida na metade e todo o time do Milan também deixou o gramado logo depois.

BLAISE MATUIDI

Matuidi também foi alvo racista (Foto: Divulgação/Twitter)

Em 2017, Matuidi também foi alvo de cânticos racistas durante uma partida da Juventus contra o Cagliari.

Fonte