CARLOS AUGUSTO

Natura amplia papéis de Consultoras e agora passam a treinar pares

Natura amplia papéis de Consultoras e agora passam a treinar pares
Natura selecionou Consultoras para serem remuneradas também por treinamentos que oferecem à rede sobre temas como técnicas de vendas, digitalização dos negócios, gestão financeira e do modelo de vendas por relações. São Paulo, 09 de agosto de 2021 – Uma nova forma de atuação está gerando lucros extras para as Consultoras de Beleza Natura. A partir…

Natura selecionou Consultoras para serem remuneradas também por treinamentos que oferecem à rede sobre temas como técnicas de vendas, digitalização dos negócios, gestão financeira e do modelo de vendas por relações.

São Paulo, 09 de agosto de 2021 – Uma nova forma de atuação está gerando lucros extras para as Consultoras de Beleza Natura. A partir de agora, elas também podem se tornar treinadoras do modelo de negócios. Em fevereiro de 2020, um projeto piloto testou remunerar Consultoras que treinam seus pares. A iniciativa deu tão certo que, já no primeiro ano de operação, a nova modalidade de capacitação representou quase 1/3 de todas as pessoas treinadas pela Natura no Brasil, o que representa pouco mais de 10% de toda a base de consultoras no país.

Consultoras de diferentes partes do Brasil foram selecionadas para atuar também como treinadoras em aulas ao vivo. Os conteúdos são veiculados em uma plataforma digital exclusiva da marca e dedicada para a finalidade. A expectativa é que o número de Consultoras Treinadoras triplique em 2021.

Adriana Cunha, moradora de Guarulhos, é uma das Consultoras de Beleza Natura que foi selecionada para atuar como treinadora. O novo papel foi assumido em janeiro de 2020. Da primeira turma a se formar, ela conta que estudou bastante para ser uma empreendedora de sucesso. “Muito antes disso acontecer, trabalhei 17 anos como gerente da Natura. Isso me proporcionou conhecer os produtos e me apaixonar ainda mais pela marca. Essa experiência me fez chegar até aqui e hoje consigo fazer com que muitas se sintam amparadas e capazes de continuar vendendo em um dos períodos mais complicados da história. Por meio dos treinamentos estamos transformando vidas”, explica.

Penélope Uiehara, diretora de marketing de relacionamento da Natura, explica que engajar pessoas que já fazem parte da rede para treinar seus pares gera inspiração, empoderamento e identificação, facilitando a aprendizagem e fortalecendo os elos dentro do modelo comercial. O potencial de ganho médio com a atividade de Consultora Treinadora representa aproximadamente 50% adicional em relação à atividade de Consultoria de Beleza. “As Consultoras Treinadoras se sentem reconhecidas, gerando um comprometimento ímpar. Desenvolvimento da rede é um tema central do nosso modelo, por isso, apostamos na horizontalização da educação e do conhecimento”, afirma a executiva.

Além da venda de cosméticos, a Natura tem buscado oferecer oportunidades diferenciadas de negócio para as Consultoras. Além de se tornar Consultora Treinadora, a Natura já oferece outras oportunidades profissionais para sua rede de Consultoras, como a se tornar Empresária de Beleza, que são as donas das lojas franqueadas “Aqui Tem Natura”, e Líder de Negócios, cuja função é orientar um grupo de consultoras, apoiando-as nas atividades do dia a dia para desenvolverem os seus negócios. “Esses novos papéis contribuem para aumentar os caminhos de desenvolvimento do negócio e profissionalização de toda a rede”, argumenta Penélope.

Na Natura, as Consultoras têm sido cada vez mais estimuladas a desenvolverem suas habilidades no uso de ferramentas digitais e os treinamentos têm contribuído para essa finalidade. A estratégia de capacitação no modelo “Rede treina Rede” foi fundamental para atingir elevados índices de digitalização do negócio e de performance em vendas.

“Quando uma Consultora ensina a outra, a conversa é baseada em experiências vividas, e essa interação aumenta a autoconfiança – uma barreira considerável para acessar as possibilidades do mundo digital. De um lado, a consultora treinadora tem uma nova possibilidade de renda. De outro, a consultora treinada passa a lucrar mais, passando a entregar conteúdos e ofertas cada vez mais personalizadas para a base de clientes. É um modelo sustentável que prioriza as relações humanas”, reforça Karen Midorii Guskuma, Gerente de Treinamento para os Canais Comerciais.

Em 2020, no Brasil, a marca chegou a uma adoção de quase 50% da base de consultoras ativas no modelo digital. Atualmente a marca conta com mais de 1.2 milhão de consultoras atuando em território nacional.

A venda direta tem se mostrado um dos modelos comerciais mais resilientes durante a crise gerada pela pandemia. Dados da Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta (ABEVD) mostram que o setor cresceu 10,5% em 2020 em relação a 2019. Neste cenário, as ferramentas digitais foram fundamentais para gerar fluxo para o negócio de milhares de empreendedores, incluindo Consultoras de Beleza.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com mais de 1.8 milhão de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite https://www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn ,  Facebook e  Instagram .

Informações para imprensa – Weber Shandwick

natura@webershandwick.com

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Andrea Pontes

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