BRASILEIRÃO

No SporTV | Por falhas, engenharia da Globo veta jogos antigos de clubes

No SporTV | Por falhas, engenharia da Globo veta jogos antigos de clubes
Com a pandemia do Covid-19, as TVs esportivas, principalmente o SporTV, estão apelando para reprises de jogos antigos para preencher a programação. Mas, nas ultimas semanas, a engenharia da Globo tem vetado a reprise de partidas mais antigas, principalmente dos anos 1980 e 1990, por problemas nos arquivos das partidas.Segundo apurou o UOL Esporte, a…

Com a pandemia do Covid-19, as TVs esportivas, principalmente o SporTV, estão apelando para reprises de jogos antigos para preencher a programação. Mas, nas ultimas semanas, a engenharia da Globo tem vetado a reprise de partidas mais antigas, principalmente dos anos 1980 e 1990, por problemas nos arquivos das partidas.

Segundo apurou o UOL Esporte, a engenharia da Globo só libera um jogo quando ele não tem graves defeitos na imagem para ir ao ar. Se esses problemas forem complexos de ser solucionados, a partida é vetada, e a reprise precisa ser descartada pelo SporTV.

Em situações normais, a engenharia da Globo teria como tratar essas partidas, mas, com a pandemia do Covid-19, o setor não tem trabalhado com capacidade para resolver esse problema. Por causa disso, por exemplo, tem se priorizado reprises de jogos dos anos 2000 para cá.

Um exemplo disso é que o SporTV queria exibir a final do Mundial de Clubes de 1981, entre Flamengo e Liverpool. No entanto, a engenharia da emissora vetou a partida justamente por causa dessa dificuldade.

Mesmo com a regra, em alguns momentos, a programação do SporTV e a engenharia da Globo batem cabeça. Por duas vezes nos últimos dias, o canal esportivo prometeu um jogo e teve que mudar o plano inicial por problemas no arquivo da íntegra que estava disponível.

No último dia 22 de abril, o SporTV mostrou, às 15h, a reprise da final do Campeonato Paulista de 1998 entre São Paulo e Corinthians. Mas a engenharia vetou a partida por a fita original estar com qualidade ruim. Para não deixar o assinante na mão, foi providenciada, às pressas, a reprise baseando-se na íntegra da partida, transmitida pela Globo na época, postada no YouTube.

Já na última terça-feira (28), o SporTV também iria reprisar Botafogo e São Paulo, válida pela Copa do Brasil de 1999. Também por problemas, o jogo foi vetado. Dessa vez, uma íntegra não estava disponível no YouTube e o jogo teve de ser cancelado e um aviso na tela foi colocado para justificar a questão aos espectadores. No lugar, foi escalada uma partida entre Botafogo e São Paulo no Brasileirão de 2009.

Cada reprise tem sido analisada caso a caso. A exceção para partidas antigas são jogos de Copa do Mundo, que tem arquivos bem salvos e que, em último caso, pode-se pedir auxílio para a Fifa, que também tem os jogos em seus arquivos.

Procurado desde terça para comentar o assunto, o SporTV não se pronunciou até o fechamento da reportagem.

Fonte