BRASILEIRÃO

Nova temporada | Com Luxa, Palmeiras muda postura; veja as prováveis escalações de 13 times

Nova temporada | Com Luxa, Palmeiras muda postura; veja as prováveis escalações de 13 times
O ano de 2020 chegou e o mercado da bola do futebol brasileiro segue a todo vapor. Alguns times já contrataram reforços e outros preferiram optar pela cautela nas negociações. Atual campeão nacional, o Flamengo, por exemplo, ainda conta com todo o elenco de 2019 e tem Pedro Rocha para agregar à equipe. Enquanto isso,…

O ano de 2020 chegou e o mercado da bola do futebol brasileiro segue a todo vapor. Alguns times já contrataram reforços e outros preferiram optar pela cautela nas negociações. Atual campeão nacional, o Flamengo, por exemplo, ainda conta com todo o elenco de 2019 e tem Pedro Rocha para agregar à equipe. Enquanto isso, o Palmeiras tem como maior novidade o técnico Vanderlei Luxemburgo e os atletas da base promovidos ao plantel principal.

Com base nas movimentações feitas no mercado até o momento, o UOL Esporte mostra uma previsão das prováveis escalações de 13 clubes brasileiros.

Imagem: Fabio Menotti/Ag. Palmeiras

O torcedor do Palmeiras ainda não tem muita expectativa de ver um time diferente do que terminou em 2019. A equipe só confirmou saídas até agora e não contratou ninguém para atuar pelas quatro linhas. As grandes novidades ficariam no banco de reservas, com as promoções dos garotos das categorias de base. Além disso, o técnico Vanderlei Luxemburgo é uma das principais promessas para o Alviverde em 2020.

Veja o esboço da escalação do Palmeiras para 2020

Imagem: Reprodução/twitter

Realizado com as taças do Carioca, Brasileiro e Libertadores da América, o Flamengo ainda conta com todo o elenco campeão em 2019. Até aqui, o clube oficializou a chegada do atacante Pedro Rocha e não computou nenhuma saída no mercado da bola. Gustavo Henrique, ex-zagueiro do Santos, está contratado, mas depende de detalhes burocráticos para ser anunciado formalmente como reforço rubro-negro. O clube ainda quer ao menos dias peças para o início do ano.

Veja o esboço da escalação do Flamengo para 2020

Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

O torcedor do São Paulo não deve ver muitas mudanças em relação ao time que fechou a temporada 2019. Sem dinheiro no caixa e com uma avaliação positiva do elenco, o Tricolor Paulista atuou pouco no mercado da bola. As principais novidades ficaram por conta da renovação do contrato de Tiago Volpi, que estava emprestado até o fim de 2019 e assinou até 2023, e de Igor Vinícius, que ampliou vínculo com o clube até o término de 2022.

Veja o esboço da escalação do São Paulo para 2020

Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

O Corinthians promete mudar bastante a postura tática em relação aos anos anteriores. Apesar disso, o clube não planeja a contratação de um caminhão de reforços, apenas arremates pontuais e certeiros. A estratégia do Alvinegro pôde ser vista no primeiro grande reforço do ano: Luan, ex-Grêmio. Outro jogador que deverá chegar em breve é Víctor Cantillo, volante do Junior Barranquilla. Além disso, a agremiação paulista ainda tenta Michael, do Goias, um lateral-esquerdo e um zagueiro.

Veja o esboço da escalação do Corinthians para 2020

Imagem: Divulgação/Atlético-MG

O Atlético-MG anunciou somente um reforço para 2020: o lateral direito Maílton. Nem o técnico foi confirmado pela diretoria durante o mercado da bola, mesmo que Rafael Dudamel seja o escolhido. Porém, as mudanças no elenco prometem ser muitas. A diretoria definiu saídas importantes, como Luan, Elias e Leonardo Silva.

Veja o esboço da escalação do Atlético-MG para 2020

Imagem: Miguel Schincariol/Getty Images

O Cruzeiro ainda não tem uma base do time que deverá jogar o Estadual e tentar voltar à elite do Brasileirão. Apesar do futuro indefinido de vários atletas, a proposta de enxugar os gastos e se livrar de jogadores caros segue tratada como prioridade pelo comitê gestor que administra o clube.

Veja o esboço da escalação do Cruzeiro para 2020

Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Uma revolução na ideia e não nos nomes. Pelo menos é esse o esboço do Internacional para o início da nova temporada. Com Eduardo Coudet e apenas dois reforços confirmados no mercado da bola, o clube gaúcho investe pesado em uma ruptura no modelo de jogo, enquanto não agrega mais caras novas. A muito provável novidade, na esteira na formação 4-1-3-2, será a volta de William Pottker.

Veja o esboço da escalação do Inter para 2020

Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Os gremistas poderão assistir uma pequena transformação na escalação do Grêmio no início de 2020. Mesmo com apenas um reforço do mercado da bola já anunciado, o clube gaúcho planeja mais contratações e mudança significativa nas peças para a função de centroavante. Uma mudança poderá ser no gol, com Paulo Victor assistindo Julio César começar o ano entre os titulares.

Veja o esboço da escalação do Grêmio para 2020

Imagem: Foto: Paulo Marcos / Atlético-GO

Em crise financeira, o Botafogo adotou uma tática que surpreendeu. Antes mesmo da virada do ano, o clube já foi às compras no mercado da bola e está fechado com cinco reforços para a temporada do 2020: Guilherme Santos, Pedro Raul, Ruan Renato, Lecaros e Thiaguinho.

Por outro lado, vários atletas já foram avisados que não terão contrato renovado. Yuri, Gilson, Jean, Rodrigo Pimpão, Kieza, Alan Santos, Arnaldo, Fernandes, Renan Gorne e Victor Lindenberg.

Veja o esboço da escalação do Botafogo para 2020

Imagem: Instagram / Germán Cano

O Vasco inicia 2020 com somente uma única contratação neste mercado da bola: o centroavante argentino Germán Cano, de 31 anos, que se destacou fazendo muitos gols pelo Independiente Medellín (COL) nas últimas duas temporadas. O setor era considerado primordial, já que não convenceu em 2019 com Ribamar e Tiago Reis. Por isso, o gringo chega com status de titular.

Veja o esboço da escalação do Vasco para 2020

Imagem: Ivan Storti/Santos FC

O Santos 2020 deve ter um time um tanto diferente da equipe que terminou a temporada de 2019 como titular. Foram duas saídas importantes no vai e vem e dois reforços que chegaram a base de trocas no mercado da bola. A defesa foi o setor mais afetado. Além do técnico Jorge Sampaoli, o Peixe também perdeu três titulares e seus dois capitães do elenco: Victor Ferraz e Gustavo Henrique. O lateral-esquerdo Jorge, que estava emprestado pelo Monaco (FRA) também deixou o clube.

Veja o esboço da escalação do Santos para 2020

Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

O torcedor do Fluminense convive com a expectativa de qual deve ser a cara do novo time para 2020, agora comandado por Odair Hellmann. Até aqui, nenhum reforço foi oficializado pelo clube no mercado da bola, mas o Tricolor tem negociações encaminhadas com Caio Paulista, Yago Felipe e Felippe Cardoso.

Veja o esboço da escalação do Fluminense para 2020

Imagem: John Thys/AFP

O torcedor do Athletico Paranaense convive com a expectativa de qual deve ser a cara do novo time para 2020, agora comandado por Dorival Júnior. Até aqui, apenas um reforço foi oficializado pelo clube no mercado da bola: o desconhecido meia brasileiro naturalizado belga Fernando Canesin, de 27 anos.

Veja o esboço da escalação do Athletico Paranaense para 2020

Fonte