MORUMBI

Time do Parque São Jorge | Corinthians: 12 anos sem mandar jogo no Morumbi

Time do Parque São Jorge | Corinthians: 12 anos sem mandar jogo no Morumbi
Corinthians como mandante no Morumbi. Essa combinação está ausente do futebol brasileiro há exatos 12 anos, desde o primeiro jogo da final da Copa do Brasil 2008, contra o Sport. O afastamento corintiano do estádio do São Paulo está ligado a uma promessa feita por Andrés Sanchez no começo de 2009, quando venceu as eleições…

Corinthians como mandante no Morumbi. Essa combinação está ausente do futebol brasileiro há exatos 12 anos, desde o primeiro jogo da final da Copa do Brasil 2008, contra o Sport. O afastamento corintiano do estádio do São Paulo está ligado a uma promessa feita por Andrés Sanchez no começo de 2009, quando venceu as eleições no clube alvinegro.

A declaração do mandatário aconteceu em meio a um imbróglio da divisão de ingressos para um clássico entre São Paulo e Corinthians, válido pelo Paulistão, que aconteceu no mesmo fim de semana da vitória de Andrés no pleito. Juvenal Juvêncio, então presidente do clube tricolor, reduziu a carga para corintianos a 10%. Foi a senha para uma ruptura.

Eleito, Andrés prometeu que o time alvinegro não voltaria ao Morumbi enquanto fosse presidente do clube alvinegro. A declaração foi dada minutos depois de vencer a eleição no Parque São Jorge. O time, então, deixaria de pagar aluguel ao São Paulo pelo espaço. No Pacaembu, o repasse era feito aos cofres públicos, pois o estádio é municipal.

“Enquanto eu for presidente, o Corinthians não joga mais no Morumbi. Não tem [determinação de] federação, CBF ou Conmebol. Pelos próximos três anos, o Corinthians não joga mais no Morumbi, a menos quando o São Paulo for o mandante, é claro”, disse na ocasião.

Andrés ficou três anos no cargo e, na sequência, dois dirigentes do seu grupo político, Mario Gobbi Filho e Roberto de Andrade, assumiram o posto. André voltou à presidência do Corinthians no começo de 2018.

Neste período de 12 anos, o Corinthians jogou 22 vezes no Morumbi, sempre como visitante. Os dados foram obtidos no Almanaque do Timão. Foram 21 partidas contra o São Paulo e uma diante do Santos, em 2013.

O Corinthians tem uma rica história no Morumbi. Como mostrou um levantamento do UOL Esporte, o time alvinegro conquistou 14 títulos no estádio do São Paulo, incluindo o Paulistão de 1977, marcado pelo fim da fila, e as edições de 1990, 1998 e 1999 do Brasileirão.

No Pacaembu, onde o clube mandou a maior parte dos seus jogos entre o segundo semestre de 2008 e o primeiro de 2014, a equipe ergueu nove troféus. Três deles nesse período: Brasileirão 2011, Libertadores 2012 e Recopa 2013.

Desde maio de 2014, o time alvinegro atua na Arena Corinthians como mandante. Em pouco mais de seis anos, a equipe já disputou 200 jogos no local. Embora não tenha que pagar aluguel para ninguém, o clube não tem mais receita de bilheteria. Todo o montante é destinado ao fundo responsável pelo pagamento do estádio.

A reportagem procurou o presidente Andrés Sanchez para comentar o assunto, mas o dirigente não quis se manifestar.

Fonte