CARLOS AUGUSTO

Top! Metrô de SP e CPTM criam bilhete digital com QR Code

Top! Metrô de SP e CPTM criam bilhete digital com QR Code
Nesta sexta-feira (11), a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) do Estado de São Paulo anunciou a chegada de uma novidade nas formas de pagamento do transporte público paulista: o Top. Ele consiste em um bilhete digital com QR Code que serve para os trens do Metrô e da CPTM. Os testes com uso desse código…

Nesta sexta-feira (11), a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) do Estado de São Paulo anunciou a chegada de uma novidade nas formas de pagamento do transporte público paulista: o Top. Ele consiste em um bilhete digital com QR Code que serve para os trens do Metrô e da CPTM.

Os testes com uso desse código para pagar as tarifas em algumas estações já ocorrem desde 2019. Agora, o método será expandido a todos os pontos de embarque, com a intenção de substituir as unidades tradicionais – ainda aceitas – de forma progressiva.

O Top tem suporte ao uso de cartões de crédito ou débito e permite a compra de até dez bilhetes em um único pedido. Além disso, as catracas de todas as estações do Metrô e da CPTM já são compatíveis com o validador de QR Code.

A STM prevê que o novo sistema digital de compra dos bilhetes consiga duas mudanças principais no sistema de transporte: a diminuição das filas nos guichês para comprar a versão física do passe; e a redução nas fraudes.




Segurança
17 Nov




Economia e mercado
15 Out

O bilhete no novo formato poderá ser adquirido nos terminais de autoatendimento ou pelo aplicativo Top. Ele está disponível para os celulares equipados com Android ou iOS. Os links para download estão disponíveis no card localizado abaixo do texto.

Você gostou da iniciativa do governo de São Paulo para criar um bilhete digital com QR Code? Conte a sua opinião para a gente no espaço destinado a comentários.

TOP – Aplicativo de mobilidade

Desenvolvedor: AUTOPASS S/A

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


Fonte