TORCIDA

Vasco faz promoção, chega a 150 mil sócios e assume liderança de ranking

Vasco faz promoção, chega a 150 mil sócios e assume liderança de ranking
Se dentro de campo o Flamengo vem sendo a sensação nos últimos meses, fora dele outro clube carioca se transformou em fenômeno nas últimas semanas. Grande rival rubro-negro, o Vasco fez uma audaciosa campanha para aumentar seu quadro social e, em pouco mais de sete dias, quadruplicou seu número de sócios-torcedores. Terça-feira, o Vasco ultrapassou…

Se dentro de campo o Flamengo vem sendo a sensação nos últimos meses, fora dele outro clube carioca se transformou em fenômeno nas últimas semanas. Grande rival rubro-negro, o Vasco fez uma audaciosa campanha para aumentar seu quadro social e, em pouco mais de sete dias, quadruplicou seu número de sócios-torcedores. Terça-feira, o Vasco ultrapassou a marca de 150 mil associados e, após sair do oitavo lugar entre todos os clubes do Brasil, assumiu a liderança nesse qusito. O número surpreendente de adesões terá um impacto imediato nas finanças do clube.

“Antes da promoção, arrecadávamos R$ 1,3 milhão (por mês) com os sócios-torcedores. Agora, já duplicamos esse valor. Estamos correndo atrás para triplicar a arrecadação até domingo, última rodada do Brasileirão”, disse ao Estado o diretor do programa de sócios do Vasco, Eduardo Sá. O clube terá quase R$ 3 milhões a mais em seus cofres por mês.

Eduardo Sá, diretor do programa de sócios do Vasco.

Foto: Vasco/Divulgação / Estadão

O montante arrecadado não acompanha proporcionalmente o aumento de associados porque o valor cobrado agora é 50% do valor normal. E é aí que mora um dos segredos do boom de associados: o Vasco aproveitou a semana da Black Friday para lançar sua campanha de novas adesões ao programa. “Havia uma discussão no clube sobre dar descontos diferentes para as mais variadas modalidades, mas decidimos dar um desconto igual para a comunicação com a torcida ser direta. Deu muito certo”, vibra Sá.

O dinheiro extra entrando nos combalidos cofres vascaínos, claro, chega em boa hora, mas o executivo exalta outros pontos dessa disparada. “Liderar ranking, qualquer que seja, é importante no futebol. Mas o mais importante é que o torcedor passou a sentir que pode participar ativamente da vida do clube e relembrar o orgulho de ser vascaíno. Serve também para mostrar para o mercado o potencial de mobilização e a força da torcida e da marca do Clube de Regatas Vasco da Gama.”

A mobilização da torcida, de fato, surpreendeu. O Vasco faz uma campanha apenas mediana no Campeonato Brasileiro, e a promoção veio restando apenas dois jogos do time em casa antes do fim da temporada. Assim, o novo sócio praticamente só poderá se beneficiar do acesso facilitado aos jogos em fevereiro, quando começar o Campeonato Carioca. Apesar disso, no clube ninguém tem o receio que, após a explosão de novos associados, o fenômeno se reverta logo adiante. Isso porque a promoção prevê um período mínimo de seis meses de permanência como sócio, o que garantirá um aporte de recursos no período de menor fluxo de caixa, quando não há partidas oficiais.

Ranking

Até a semana passada, o Vasco somava pouco mais de 33 mil associados e aparecia na oitava posição no ranking de clubes, segundo levantamento elaborado pelo Globoesporte.com no fim de outubro. A relação não considera o Palmeiras, que não revela seus números, mas a estimativa é que o time paulista tenha cerca de 60 mil sócios-torcedores. Desde terça-feira, o clube carioca registra 150 mil associados, dez mil a mais do que o Flamengo, que até então liderava o ranking. O Internacional, de Porto Alegre, aparece em terceiro, com 126 mil.

TOP 10

  1. Vasco – 150 mil
  2. Flamengo – 139,7 mil
  3. Internacional – 126,4 mil
  4. Atlético-MG – 110 mil
  5. Grêmio – 91 mil
  6. Corinthians – 81 mil
  7. Bahia – 44 mil
  8. Sport – 38 mil
  9. São Paulo – 31,1 mil
  10. Santos – 30 mi

Luxemburgo

Fazendo um bom trabalho no comando da equipe, o técnico Vanderlei Luxemburgo também deu sua contribuição ao programa de sócios do Vasco. O treinador adquiriu e doou 500 associações. “A torcida tem dado prova de apoio há muito tempo. Eu ainda não estou satisfeito. Fiz doação de 500 títulos de sócios. Em dois minutos e 37 segundos acabou tudo”, revelou Luxemburgo, na segunda-feira. “Isso demonstra o que a torcida quer para o Vasco. É momento de entender e voltar a ter autoestima”, disse o treinador.

O técnico foi além e sugeriu que o presidente Alexandre Campello e outros dirigentes do clube fizessem o mesmo. “Quantas pessoas mais podem doar R$ 500? Com esse engajamento, chegando a 200 mil (associados), o Vasco vai pegar um momento em que precisa ter centro de treinamento, que o estádio passe para 40 mil pessoas… Obriga você a ir de encontro com a realidade do futebol brasileiro e do seu clube”, defende.

Fonte